A Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade ao mutirão de cirurgias de catarata com mais uma etapa de atendimentos. Nos dias 26, 29 e 30 de maio, serão realizados 150 procedimentos — 50 por dia — no Instituto de Olhos do Triângulo (IOT), parceiro da rede municipal de saúde para a realização das cirurgias.
Esta ação faz parte de um esforço para reduzir a fila de espera por cirurgias oftalmológicas no município. Mais de 400 pacientes já foram cadastrados para participar dos mutirões. O objetivo é agilizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas com diagnóstico de catarata, condição que compromete gradualmente a visão e afeta principalmente a população idosa.
Este é o segundo mutirão realizado em menos de seis meses. A estratégia tem sido programada em etapas, com chamadas feitas a partir da fila organizada pelo sistema municipal de saúde, priorizando pacientes conforme a ordem de cadastro e a avaliação médica.
Os pacientes passam inicialmente por uma triagem e consulta oftalmológica, onde é confirmado o diagnóstico e indicada a necessidade cirúrgica. Após essa avaliação, o encaminhamento para o procedimento é feito de forma programada, com agendamento prévio.
Pessoas que ainda não realizaram a cirurgia, mas suspeitam da condição ou foram diagnosticadas com catarata, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para agendamento da consulta com o oftalmologista. A partir dessa avaliação, o paciente será incluído na fila para as próximas etapas do mutirão.